Páginas

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Bebês com Insônia

A insônia entre bebês é um problema que afeta grande parte das famílias e que chega à clínica pediátrica em geral através das dificuldades que gera no sono dos familiares e, em especial, da mãe. O sono é uma função biológica importantíssima para os bebês, pois está associado ao seu bem-estar e crescimento saudável, contribuindo para sua saúde como um todo. A insônia pode ser percebida a partir do terceiro mês de vida, quando os primeiros ritmos de sono começam a se estabelecer. A insônia nos bebês é tida como a dificuldade em iniciar e manter o sono assim como a dificuldade em recomeçar a dormir. Entre as causas comportamentais associadas a essa dificuldade estão a higiene do sono materna (por exemplo, mães que ingerem muita cafeína próximo ao horário de dormir), exposição do bebê à estimulacão excessiva física e emocional próximo ao horário do sono, fatores estressantes físicos ou emocionais no ambiente do bebê e a causa mais comum (cerca de 30%) quando o sono está condicionado a algum fator ambiental específico que não pode ser repetido todas as vezes tais como adormecer no colo, ter música presente, passear de carro, entre outros fatores que podem marcar para a criança o momento em que o sono deveria ser iniciado. O tratamento nestes casos está focado nos pais ou responsáveis, de modo que estes aprendam a identificar a rotina do sono e provocar mudanças comportamentais que levem a melhorias. O apoio também é fornecido aos pais no sentido de diminuir sua ansiedade na separação do bebê, de modo que o sono e o adormecer sejam entendidos e vivenciados como atividades de prazer e bem0-estar tanto para pais quanto para filhos.

Gabriela P. Daltro
Psicóloga CRP 06/86668
gabipdaltro@hotmail.com

Um comentário:

  1. Olá, achei seu blog através de 1 procura sobre insônia de bebês, estou procurando uma resposta tenho uma menina de 3 meses de idade ela não dorme ontem ficou 14 horas acordada, irritada, choromingando aí começo o ritual dou banho, dou mamá, faço massagens etc... e nada parce que nada está bem, resumindo me envolvo com ela dia e noite já me sinto um zumbi, não tenho mais tempo pra nada, só tomo banho qdo meu marido chega do trabalho, nos intervalinhos de sono dela só penso em dormir junto, sinto que estou chegando no meu limite, tem dias que me dá um pânico e não sou mãe de primeira viagem, tenho outros 2 filhos e com eles não foi assim.aguardo resposta obrigado!!!

    ResponderExcluir